Cidades e Municípios - Argentina

Buenos Aires

A província de Buenos Aires se carateriza pelas atividades gaúchas com predominância de atividades agrícolas e de gado de qualidade, oferecendo ao turista, municípios com grandes culturas próprias da região, diversidade de praias no litoral atlântico e muitos locais cheios de história e tradição do crescimento da república.

Cidade Capital da República argentina. Ela se divide em bairros. Muitos dos bairros que compõem a capital tem uma função principal. Uns são caraterizados pelos seus parques, outros por ser residenciais e outros além de residenciais tem seu conteúdo histórico e/ou seus importantes centros comerciais.

veja mais informações sobre os bairros portenhos

 

Município residencial da periferia de CABA. Em Olivos existem três importantes vias de trafego ágil veicular: A rodovia Pan-americana, a Avenida Santa Fé e a Avenida del Libertador.

A rodovia Pan-americana no seu trecho Tigre e as duas avenidas já citadas permitem a conexão entre a capital (CABA) e o municipio do delta de Tigre.

No município de Olivos se encontra a residencia oficial do Sr. presidente da república, como também, o “Tren de la Costa”. Uma ferrovia que termina no município de tigre e que percorre paralelo ao Rio de la Plata, permitindo um passeio familiar típico de domingo locais cheios de atrações turísticas.

Poucos turistas estrangeiros conhecem o município de San Isidro.

Ele tem grandes jardins, parques e boas lanchonetes. O maior fluxo turístico se desenvolve  com as atividades na catedral católica e com a feira de artesanatos que acontece na “Plaza del Reloj” (praça do Relógio). Essa praça, leva esse nome porque ela possui um relógio de flores e ponteiros que marcam as horas exatas.

Passeio agradável para quem pega o trem da costa em trajeto para tigre e desembarca para apreciar a beleza da igreja cuja inauguração data nos finais do século XIX.

Município conhecido pelos passeios de barcos no delta na entrada do Rio de La Plata depois do encontro dos rios Paraná Guazú e Uruguai.

Alguns estrangeiros conhecem a região pelo casino que ali se encontra, bem na frente da estação final do “tren de la costa”.

Mas poucos conhecem o Mercado de frutos. Embora de frutos tenha pouco, ou nada, há uma grande variedade de artesanias de preço bem em conta para as lembranças a serem compradas para os seres queridos ao retorno dos lares, após uma inesquecível viagem prazerosa.

Poucos estrangeiros conhecem “la ciudad de los niños” (a cidade das crianças). Uma cidade construída para um mundo infantil com prefeitura, banco, igreja, estação com ferrovia que leva as crianças a ter seu universo de fantasia numa grande realidade. Embora não seja uma grande atração para algumas crianças acostumadas a mundos virtuais, quando elas entram nessa cidade se encontram numa metrópole à altura dos “baixinhos”.

Município no sul este da província de Buenos Aires, no litoral atlântico à aproximadamente 360 km da apital da república. A cidade possui uma ampla praia e junto com outros balneários da região tem uma grande atividade turísticas nos meses de janeiro e fevereiro.

Localizada a uns 420 km de CABA, se carateriza por ser o maior centro turístico do verão na região da província de Buenos Aires. Dentre muitos dos seus atributos a diversidade de praias carateriza a cidade. Da mesma maneira que a cidade de buenos aires, na temporada de verão, a cidade de mar del plata tem grandes espetáculos e muita vida noturna. Caraterizada por uma boa culinária tipicamente bonaerense (natural da província de Buenos aires), porém, devido à grande atividade portuária da produção pesqueira, o alto número de restaurantes na área do porto permite uma grande diversidade de pratos de peixe fresco colhido diariamente.

Mendoza

A província de Mendoza é muito rico em paisagens de montanhas da cordilheira dos andes. paisagens que possuem historias reais da campanha de independencia do exercito libertador que assistiu à independência de argentina, chile, peru e bolivia. Essas terras são bem mais conhecidas pelos vinhos produzidos, particularmente pelo malbec.

A cidade de Mendoza, capital da província do mesmo nome, possui uma paisagem muito particular que enche os olhos dos turistas. A principal particularidade é as verdes e grandes árvores que apresentam uma cor verde muito intensa, resultado da implantação das “acequias”. As “acequias” são canais de água decorrente do desgelo da alta montanha e que a população cuida para que sirva de irrigação municipal.

A região caraterizada por uma produção de vinhos reconhecida no mundo inteiro competindo com grandes produtos mundiais, como é o caso, dos vizinhos chilenos, sofre de crísis hídrica. Na realidade as nuvens que vem do oceano pacífico, são represadas pela cordilheira dos andes deixando níveis de chuva maiores do lado chileno. Desse fenômeno que a população faz bom uso e máximo aproveitamento das águas de desgelo das altas montanhas.

A província possui mais de mil produtores de vinhos concentrando o maior numero de empresas na região de Lujan de cuyo e outras áreas ao redor da capital provincial. Lujan de cuyo comporta um alto numero de produtores de renome internacional.

O caminho que vais desde Buenos Aires até chile, marcam a passagem do exercito libertador dos andes ao comando do General Jose de San Martin. pode que o turista não compreenda na intensidade que o argentino compreende o feito na época, porém, quando se circula por Cacheuta, Potrerillos, puente del Inca e outras regioes, fica a dúvida de como mulhares de soldados podiam transportar seus pertrechos bélicos para enfrentar as forças espanhilas na região. Na atualidade a região de Potrerillos possui uma grande represa e complexo turistico e hoteleiro com belezas únicas que mostram cores e grandes montanhas com particularidades pouco vistas em vários pontos do mundo.

Puente del inca fica na rota de passagem do exercito dos andes. Consiste numa ponte de pedra que permite ver as diferentes cores das pedras ao longo de milhares de anos.

Ao longo do tempo a área está se tornando um centro turístico que acaba sendo base para quem faz turismo na alta montanha. 

Localizado depois de Potrerillos e antes de Las Cuevas no caminho que leva à fronteira de Argentina com chile, é ponto de parada para ver essa combinação de cores espetacular.

Las cuevas é um conjunto de construções que é o ultimo ponto antes da alfandega entre argentina e Chile. Em visita na região, a guia disse que foi fundado como apoio para a construção da ferrovia, sendo que na atualidade se reduz a um local turístico espetacular com uma infraestrutura sustentada por 15 pessoas. Este vilarejo se encontra a mais de 3500 metros de altura e a uns 200 km da capital provinciana