Experiencia em Cuiabá – Capital de Mato Grosso

O primeiro contato que o gringo teve com cuiabá acontece em março de 1987. Naquela época a cidade fazia jus à sua fama de cidade verde. Os bairros do CPA pareciam mais distântes do que hoje  parece ser. Termos como Bairro de CPA tem uma visão de desenvolvimento urbano organizado com casas financiadas a longo prazo para a população poder atingir a sua casa própria. Bairros separados nas etapas que vão da I até o IV com grandes variações entre eles, se encontravam com uma grande faixa de mata natural entre o que hoje seria o jardim aclimação e a morada do ouro. Mas não somente o CPA era identidade de Cuiabá. Bairros como Porto, cheio de muita história, Cophamil, Pedra 90 e muitos outros, fazem que morar em cuiaba seja uma experiencia muito agradável.

Até a avenida perimetral era vista como um limite geográfico que hoje é amplamente superado por muitos kilometros, e não passa de mais uma avenida urbana que responde à Miguel Sutil.

Enfim, uma cidade onde começa a datar seu desenvolvimento com o auge e a decadencia do ouro nas margens das lavras do Sutil em 1730 é caraterizada por costumes que cativam qualquer turista, seja pela sua culinária, linguajar, bohemia ou, simplesmente, pelos seus costumes.

Cuiabá do século XXI ainda tem muito a crescer. Porém, já é um portal para grandes atrações que fazem uma viagem para esta regíao uma experiencia única. Nomes com Moises Martins, Pescuma, Enrique, Claudinho e Ana Rafaela, dentre muitos outros, fazem passar grandes lembranças no coração e na memoria de quem vivenciou momentos por aqui.

O lazer por estas bandas, muitas vezes está associado a beiras de rios e cachoeiras de belezas sem fim. Essas lembranças na Chapada dos Guimarães, Mimoso, Santo Antonio de leverger, Barão de Melgaço, Nobres ou na barragem do Manso, fazer que 100 km sejam como quem vai na esquina, com gostinho de quero voltar aqui quando se retorna ao lar.

Segundo a crença popular, quem come a cabeça do pacú vem morar em cuiabá para nunca mais ir embora. Mas o pacú é uma das delicias junto com o bolo de arroz, manga, marizabel para uns ou maria isabel para outros, e um sem fim de fontes de alegria culinária que cativa qualquer pessoa que vem para estas bandas.

Quando a população cuida da sua cultura, não vai ser somente uma cabeça de peixe que vai fazer a pessoa sentir vontade de viver essas experiencias, porem, todo por aqui, muitas vezes, faz a vida bem mais leve e convida a quem nasceu numa grande metrôpole fazer querer viver a sua vida numa paz como a que pode se encontrar em cada beco da região.

Você pode se interessar tambem em ...