Turismo é a mesma coisa para todas as pessoas?

Algumas pessoas podem não concordar com a leitura que não todo é igual para todos.

Quantas vezes as pessoas se encontram com outras que falam o que elas pensam e são completamente opostas ao gosto da que está ouvindo?

Pois é, as vezes o gosto de uma pessoa numa viagem pode não estar de acordo com o gosto de outra.

OU, também, algumas empresas podem criar roteiros de passeios que não condizem com o gosto do turista.

Desta maneira quando o turista viaja para uma região, se não tiver aprofundado muito sobre o lugar, pode não encontrar o que espera encontrar.

Como assim? Que matéria chata, gringo!!!

Se uma pessoa é fissurada em festas eletrônicas que duram finais de semanas completos pode se sentir frustrado quando visitar Poconé em Mato Grosso. Não que Poconé não tenha atrativos turísticos. Muito pelo contrário. Porém, Nossa senhora de Livramento, Poconé e a rodovia Transpantaneira, possuem um turismo, muito mais frequentado por turistas americanos, europeus e asiáticos do que por muitos moradores da região com gostos mais tecnológicos. Isso é motivado porque o produto que será encontrado é sobre natureza, paz e animais, dependendo da época do ano, fato, por sinal, que afeta ainda mais o que foi tratado no começo deste texto: a transmissão da experiencia de um turista para outro.

Particularmente, o gringo admira tamanha paz e beleza natural, tanto na seca quando nas épocas de alagamentos que podem até dar uma ideia neste meio de tamanha beleza. Agora cabe a dúvida filosófica: Será que todas as pessoas pensam da mesma maneira?

Como todo produto marqueteiro, a segmentação de mercado é essencial para a satisfação do cliente. O turismo não deixa de ser, dessa maneira, algo útil ou inútil para cada viajante. Tudo depende da avaliação anterior ao início da experiencia.

Por isso, as vezes a empolgação de alguém que realizou uma viagem a um lugar semelhante ao paraíso pode fazer que outro viajante não tenha a mesma sensação. Isso é normal, todo depende da sua expectativa.