Experiencia em Mato Grosso

Em 1987 foi realizada a primeira visita do gringo na região da baixada cuiabana. A cidade de Cuiabá prometia ser uma grande metrópole na época.

Muito aconteceu nessa caminhada. A maioria das coisas foram positivas, outras nem tanto. mas a vida é feita de belezas e nem vai se entrar no mérito do negativismo ou fracasso.

A visão do mato-grossense é de orgulho da sua terra e da sua cultura. Orgulho que é contagiado em quem escolhe essa terra como lar.

Essa é a iniciativa de um gringo que procura apresentar para outros gringos o que se tem de bom, porém, as vezes, não sempre é dito de uma forma compreensível para estrangeiros.

Uma das coisas que resultam evidentes para um estrangeiro é a diversidade e diferenciação dos costumes e culturas. O cuiabano sente orgulho da infância subindo na mangueira, mastigando bocaiuva ou fugindo do chinelo da mãe quando aprontava. O gringo não tem ideia do que é chupar manga “de vez” tirada da árvore na hora ou comer um pacu com farofa na passagem da conceição, até não viver na carne essa experiencia.

Não adianta fazer que o gringo chegue sabendo o que é bom na região.

O gringo pode amar uma região quando encontra o que é agradável e para isso uma alta dose de empatia é necessária.

Quando o estrangeiro se coloca no lugar do cuiabano, ainda que não tenha comido a cabeça de pacu, fato que para muitos cuiabanos faz que não se tenha que ir mais embora da cidade, vai sentir vontade de ficar por aqui por um longo tempo.

Empatia que é encontrada em muitos lugares como é no mirante das águas em várzea grande ou em tantos outros lugares que a região tem, e que seria injusto esquecer de nomear, porém, no local citado se faz presença a todos os pontos que aos poucos serão mostrados no atual projeto. Esses testemunhos são apresentados como mero consumidor que não possui vínculo com empresa alguma ou poder público algum.

Gringo no mato não vem para criticar culturas, mas, para potencializar o que tem de bom para o gringo poder ter uma over dose. esse desejo foi nascendo a muito tempo das décadas que o gringo mora na região. Não é uma critica se outros projetos não foram tão eficientes, porém, o desenvolvimento econômico e social da região tem um alto potencial no bem estar e nas riquezas naturais que podem fazer viver momentos intensos de quem passeia por estar terras.

Você pode se interessar tambem em ...