Baixada Cuiabana

Segundo literaturas consultadas, particularmente de autoria da Senhora Elizabeth Madureira, a fundação dessa cidade data em torno de 1719 por um Bandeirante, especialmente na fundação de Pascoal Moreira Cabral e, posteriormente, pelo descobrimento de Miguel Sutil. Se diz que os bandeirantes desbravaram essa terras procurando de mão de obra dentre os índios da região. Essa mão de obra possuía um custo menor que os escravos africanos utilizados em atividades braçais como era o cultivo de cana de açúcar na Bahia. 

Nessas expedições num determinado momento de limpeza dos elementos de alimentação nos rios, foram encontrada pepitas de ouro. Isso provocou uma certa atração para desenvolvimento comercial na região. Cuiabá teve seu auge e declínio da época do ouro em 1730.

A pesar que existam opiniões que a região ficou estagnada, cultural e economicamente, até o seculo XX, todo o legado que a partir do século XVIII vem acontecendo até os dias de hoje. Segundo o tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, mostram vários desenvolvimentos regionais que decorreram em municípios com culturas próprias. Esse conjunto de municípios são denominados de Baixada Cuiabana.

Atualmente, a cidade tem uma atividade predominantemente de gestão pública estadual. Ainda que seja uma atividade administrativa, a metrópole possui grandes atrativos turísticos. Estes atrativos estão, predominantemente, em paisagens e atividades que envolvem natureza.